Notícias

Negócios

Renovação dos canaviais aumenta e rendimento da cana será maior no ano.

Publicado em 25/02/2013
274 Visualizações


Imagem retirada da internet.

O rendimento agrícola dos canaviais da região centro-sul deverá crescer de 7% a 9% nesta safra 2013/14. A previsão é da consultoria Datagro, que condiciona essa alta à manutenção das condições climáticas próximas às que ocorrem normalmente. 
Os produtores estão otimistas. O clima foi favorável no ano passado à cana em formação e o aumento de área com renovação reduziu a idade média dos canaviais. 
Com isso, a infestação de ervas daninhas é menor. Esse balanço de fatores gera expectativas de um rendimento agrícola melhor para 2013/14, segundo a Datagro. 
Dados da consultoria indicam uma renovação de 20,5% dos canaviais na região centro-sul, taxa superior à média de 15% nos últimos 12 anos. 
Devido à oferta maior de cana, a moagem deverá ficar entre 580 milhões e 590 milhões de toneladas no ciclo 2013/14 na região centro-sul. Na safra que se encerra foram 536 milhões de toneladas. 
A safra chega ao fim e as usinas promovem reajustes de preços do etanol. Nesta semana, negociaram o litro de álcool hidratado a R$ 1,2616, com alta de 2,25% em relação à semana anterior. Já o litro do anidro foi a R$ 1,3509, com alta de 0,3%. Esses valores não contêm impostos. 
O aumento de preços nas usinas e o recente reajuste da gasolina promovido pelo governo fizeram o álcool hidratado acumular alta de 5% nos postos de abastecimento da cidade de São Paulo. No mesmo período, a gasolina teve reajuste de 6% para os consumidores, mostra a Folha.


Mauro Zafalon.

Fonte: Folha de São Paulo.