Notícias

Mercado

MS: Procura por álcool para combustível aumenta 63% no Estado

Publicado em 30/10/2015
571 Visualizações


Imagem Retirada da Internet

Os motoristas de Mato Grosso do Sul procuraram mais o etanol para abastecer os veículos no acumulado do ano, até setembro. Dados mais atualizados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostraram que o consumo chegou a 175 milhões de litros, 63,3% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado (156 milhões de litros).

Se for comparar apenas o mês passado, a preferência por etanol subiu 76,75%, com 21,4 milhões litros de etanol hidratado abastecendo carros no Estado. A venda de gasolina registrou queda em setembro (15,11%).

Os números foram comemorados pela Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul). "As vantagens por optar pelo etanol vão além da economia de dinheiro, elas também são ambientais. Ao abastecer com o biocombustível, o consumidor colabora também com o meio ambiente reduzindo em 90% a emissão de gases do efeito estufa", divulgou a entidade, via assessoria de imprensa.

De acordo com a Biosul, o crescimento do consumo do etanol nos primeiros nove meses do ano evitou que 385 mil toneladas de gás carbônico (CO2) fossem despejados na atmosfera. "A conta é: para cada litro de etanol usado no lugar da gasolina, 2,2 kg de CO2 deixam de ir para a atmosfera", afirmou.

No Brasil, o consumo de álcool hidratado teve aumento de 48% nas vendas, cerca de 1,6 bilhão de litros.


Bom para o bolso

O preço desse combustível com relação à gasolina estava vantajoso para o bolso dos motoristas em momentos diferentes deste ano, motivo que incentivou a substituição.

Contudo, segundo pesquisa da ANP para outubro, o recente aumento do etanol nas bombas deixou o combustível menos atrativo do ponto de vista financeiro. Para fazer o comparativo e a pesquisa de preço, é possível acessar esses dois sites abaixo.

Fonte: Site Udop